Prograd e Tecnopuc representam a PUCRS na Semana Caldeira

Painel abordou o desenvolvimento de talentos para a inovação em ciência e tecnologia

Na manhã desta terça-feira, 24, Adriana Kampff, pró-reitora de Graduação e Educação Continuada (Prograd) da PUCRS, e Daniela Carrion, líder de Comunidade do Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) da PUCRS, representam a Universidade na Semana Caldeira – evento que acontece de 23 a 27 de setembro no Instituto Caldeira. 

“Mentes do Futuro: Atração e Desenvolvimento de Talentos para a Inovação em Ciência e Tecnologia”, foi o tema do painel com Adriana e Daniela. Nele, elas abordaram o papel das instituições de ensino e dos parques tecnológicos na preparação dos jovens para o futuro do trabalho.  

Adriana iniciou sua fala fazendo uma contextualização da educação básica no país a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2017, que estabelece as diretrizes curriculares comuns a todas as escolas do país. Conforme explicou a pró-reitora, essa Base olha para o desenvolvimento de competências pessoais, entre as quais as relacionadas a empreender, cooperar e comunicar. Adriana também abordou a BNCC Computação, homologada em 2022, que prevê o desenvolvimento do pensamento computacional na escola, organizado em quatro pilares: decomposição, reconhecimento, abstração e algoritmo. 

A palestrante destacou que essas competências que estão sendo desenvolvidas na escola convergem para a resolução de problemas complexos, o que corresponde com a realidade da vida acadêmica e do mercado de trabalho, inclusive na área de ciência, tecnologia e inovação. E é nesse contexto que a Universidade e o seu Parque Científico e Tecnológico se articulam para se aproximar dos alunos, qualificando sua educação e ampliando seu olhar para carreiras ligadas à ciência e tecnologia, bem como para o empreendedorismo e a inovação. 

Ao falar sobre a atuação do Tecnopuc, Daniela Carrion contou que o Parque iniciou suas atividades com a instalação de grandes empresas da área de tecnologia, interessadas nessa relação com a Universidade tanto para Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), quanto para se conectar com talentos que ali estavam sendo formados. Ela também abordou as diferentes verticais, ou hubs, que foram sendo criadas pelo Tecnopuc a partir da percepção de demandas do mercado e da academia por conectar empresas, startups e investidores interessados em fomentar o desenvolvimento de áreas específicas, como o caso da saúde, com o BioHub, e da educação, com o EduX. 

Essa relação entre empreendedorismo, inovação e academia, contou Adriana, também é explorada na PUCRS por meio de diversas iniciativas que perpassam o currículo dos estudantes da graduação e da pós-graduação. A partir do Track Startup, os alunos da PUCRS têm a oportunidade de desenvolver competências empreendedoras enquanto concluem seus estudos acadêmicos, seja por meio de disciplinas, eventos ou programas de aceleração que se conectam com o Tecnopuc em diferentes momentos da jornada universitária. 

Outros aspectos ressaltados pelas palestrantes como fundamentais para a atração de talentos e o desenvolvimento de inovação são a diversidade e a interdisciplinaridade. Nesse ponto, foram levantados programas de fomento, das iniciativas privada e pública, de bolsas para pessoas em situação de vulnerabilidade social ingressarem na Universidade e as inciativas que as ajudam a manter seus estudos. De acordo com Adriana, ao aderir a esses programas, a PUCRS busca fomentar a diversidade e romper o ciclo de quem tem ou não acesso ao ensino superior. “A diversidade é fundamental para a construção de um pensamento diferente”, ressalta a pró-reitora. 

A aproximação com ambientes de inovação também é profícua, segundo as painelistas, para a educação continuada. Nesse aspecto, Daniela destacou a importância se se olhar para as pessoas. “Cada vez mais, vejo a importância de olhar para o empreendedor. Desenvolver as pessoas para que seus negócios prosperem. A formação do empreendedor é permanente e a gente tem uma série de possibilidades para isso”, destacou. 

Ao finalizar sua fala, Adriana convidou os presentes a pensarem e a praticarem uma educação mais próxima do cotidiano. “A educação precisa se parecer menos com os espaços tradicionais de educação e mais com os ambientes de inovação, que são espaços ideais para o desenvolvimento de soluções. Tudo isso, sem fragilizar a qualidade do que é ensinado, mas, pelo contrário, usando ciência e tecnologia para agregar valor para a sociedade”. 

A Semana Caldeira segue até sexta-feira, dia 27, e com o tema “Navegando em tempos incertos: Ideias e reflexões sobre o futuro”, busca refletir sobre como empreendedores, empresas e cidades podem navegar em tempos tão incertos e desafiadores. Confira aqui a programação do evento

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