Por que algumas economias são mais inovadoras do que outras? Esse é um problema da economia estrito senso ou é um fenômeno que deve ser compreendido à luz da dinâmica das distintas sociedades? Como as pessoas absorvem os resultados da inovação tecnológica? Isso depende apenas do mercado ou é condicionado por fenômenos sociais e culturais mais profundos, que determinam a forma como indivíduos e grupos sociais compreendem a si mesmos e ao mundo do qual fazem parte?
Essas são questões que estão no centro das preocupações dos formuladores de políticas públicas de fomento à inovação. A sociologia, como disciplina que estuda os processos sociais mais amplos, pode contribuir para sua compreensão como fenômeno social, para além da dimensão puramente econômica ou técnica, buscando compreender e explicar as alianças sociais implícitas ou explícitas que a tornam possível em contextos determinados.
Dessa forma, a sociologia pode contribuir para tornar a inovação um fenômeno sustentável e dotado de significado para a vida das pessoas, levando a padrões crescentes de bem-estar social. O seminário “Sociologia da Inovação” irá reunir, em dois dias no Tecnopuc, diferentes perspectivas sobre a temática, em que também serão apresentados exemplos concretos de inovações sociais, desenvolvidos ou em desenvolvimento com suporte do Tecnopuc.
Evento realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPG-SCP), pelo Centro de Análises Econômicas e Sociais (CAES) da Escola de Humanidades da PUCRS e pelo Tecnopuc, com apoio da Finep e dos Centros de Estudos Alemães e Europeus (CDEA) da UFRGS e da PUCRS.
O evento ocorre nos dias 27 e 28 de março. Confira a programação e garanta sua vaga no botão abaixo.